Sobre minha palestra.

Cultura
Ações do 4º Festival de Literatura movimentam Tupã

          As ações do 4º Festival de Literatura movimentaram a semana, promovendo várias atividades literárias ao longo dos dias.
O Festival Nacional de Literatura realizado pela Prefeitura, através da parceria entre as Secretarias Municipais de Cultura, da Educação, da Administração, do Desenvolvimento Econômico e de Turismo, vem desenvolvendo atividades literárias contínuas, desde o início do mês de abril, mês escolhido para se homenagear a literatura no município.
Dentre as atividades que movimentam as ações do festival, ocorreu no dia 16, às 9 horas, a palestra “Literatura Online”, ministrada pelo escritor e advogado Emílio Darmasio Eredia, na Escola “Luiz de Souza Leão”, com um tema envolvente que aguçou a curiosidade dos alunos que prestigiaram com entusiasmo a verdadeira aula de literatura.
Neste mesmo dia, as ações do festival não pararam e, às 20 horas, na Biblioteca Municipal “Tobias Rodrigues”, o escritor e também professor João Adalberto Campato Júnior lançou seu mais novo livro “A Confederação dos Tamoios: Gênese, Retórica e Ideologia da Epopéia do Segundo Reinado”, em noite de autógrafos, doando e enriquecendo ainda mais o acervo municipal com duas de suas obras e abrilhantando o Prêmio Nacional de Artes da Estância Turística.
No dia 19 de abril, no estacionamento do Supermercado Avenida, as ações do festival foram diversificadas e atraiu dezenas de pes-soas. Houve a contação de histórias pela contadora Marcimiliana Moureira, exposição das fotos do antigo Colégio Nossa Senhora Auxiliadora e a Biblioteca Móvel, que tem por objetivo incentivar a leitura e os empréstimos de livros, disponibilizando maior número de exemplares para a população.
Segundo o secretário de Cultura, Charles dos Passos, o incentivo à leitura é uma das mais eficientes ações do Festival de Literatura, que está ocorrendo neste mês de abril. “Com as palestras, as contações, o concurso de contos e poemas e a disponibilidade da Biblioteca Itinerante, nosso maior desejo é motivar a população a vivenciar o prazer de uma boa leitura e ingressarem no mundo mágico da literatura, fazendo do festival mais uma ferramenta de incentivo a educação e a cultura”, falou Charles dos Passos.
Mostrando que o objetivo realmente é o incentivo ao prazer da leitura e de vivenciar a literatura, a semana começou com duas importantes palestras em mais duas escolas visitadas pelas ações do festival, com o tema “O despertar da literatura em nós”. A professora Flor Aida Peregrino da Silva foi recebida pelos alunos da Escola “Lélio Toledo Piza” e falou aos alunos da 8ª série do ensino fundamental II ao 3º colegial sobre a importância da literatura em nós.
Já os alunos da Escola “Irene Resina Miglioruci” tiveram o escritor, ator e professor Eduardo Rocha Duran com a palestra “A literatura salva”, num bate papo descontraído e mostrando a importância da literatura no dia a dia.
Duran segurou a atenção dos alunos e, através de exemplos do dia a dia, aguçou a vontade e a curiosidade de muitos presentes a se aventurarem pela leitura e literatura.
As ações continuam até o próximo dia 29, com atividades diversificadas e voltadas ao mês da literatura. “Fazendo parte do 4º Festival de Literatura de Tupã, teremos ainda nesta quarta-feira, dia 23 (hoje), a entrega do colar acadêmico aos membros da ATLECA, contação de histórias no Quinta com Arte neste dia 24, diversas atividades no dia 25, entre elas dentro do Circuito SESC de Artes, com ‘Poema de uma Linha Só’; entrega das doações arrecadadas pelo PROJEXB e a premiação do concurso literário. As atividades do festival só se encerrarão no dia 29 com uma oficina e palestra oferecida pelas Oficinas Tarsila do Amaral, que mais uma vez em parceria com a Secretaria de Cultura oferece ao nosso município uma atividade enriquecedora e muito valiosa”, finalizou o secretário de Cultura.

http://www.diariotupa.com.br/

Anúncios

Sobre Jim Duran

Professor, escritor, ator. Já foi chamado de Caminhante Noturno, já teve seus dramas e risos, lágrimas e desespero.
Esse post foi publicado em Tudo junto. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Sobre minha palestra.

  1. Lady Dalva disse:

    Parabéns poeta ❤

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s