Sátiros, Bacantes, Sileno.

Hoje eu acordei tão grego que resolvi publicar aqui algumas coisas sobre uns personagens que ando pesquisando. A primeira figura mitológica é o Sátiro:

10 mito vinho

Os Sátiros são seres mitológicos masculinos da Grécia Antiga. Possuíam corpo de carneiro,cabeça de homem, orelhas pontudas, cabelos compridos e nariz achatado. De acordo com a mitologia grega, os sátiros acompanhavam o semideus Pan (protetor dos pastores) e o deus Dionísio (do vinho e das festas), vagando pelas montanhas e bosques da Grécia.

Nos mitos gregos tinham a características de apresentarem grande potência sexual. Logo, eram retratados, pelos pintores gregos, apresentando ereção. Tinham frequentes relações sexuais com as ninfas (principalmente as Mênades, que a eles se juntavam no cortejo de Dionísio).

Em algumas tradições gregas, Sileno aparece como o pai da tribo dos sátiros. Sileno era um velho sábio, deus da embriaguez, que sempre acompanha Dionísio.

Além de Sileno, outro sátiro muito popular na mitologia grega foi Marsias. De acordo com algumas lendas, Marsias foi quem desafiou o deus Apolo num concurso musical. Marsias era um excelente tocador de flauta doce. Neste concurso, as Musas foram os juízes e, no final, Apolo saiu vencedor. Como punição, Apolo pregou a pele do sátiro numa árvore e o sangue que escorreu formou o rio Marsias.

SILENO

Deus Sileno (Deus protetor da Frígia)

Sileno era um deus Frígio, nascido na Frígia, até por isso ganhou o cargo de proteor da Frígia, ele era filho de Pan deus dos bosques com uma ninfa, quase sempre estava bebado, mas quando não estava era um deus muito sábio, que podia dar inspiraçãos e habilidades de profetizar, tanto que Zeus com medo de que Hera fosse fazer algo a seu filho deu Dionísio as mãos de Sileno que o cuidou muito bem e o ensinou a fazer vinho.
Sileno andava em um asno, mas como estava quase sempre bebado, a maioria das vezes caia dele, e acabou dando o asno para Dionísio.
Todos deuses e até alguns mortais que viam Sileno o viam completamente embriagado e cantando a origem do mundo.
Uma vez enquanto Sileno dormia na sua forma de sátiro ele foi capturado por soldados que o levaram para o rei Midas, reconhecendo quem era Midas urgentemente mandou solta-lo e Sileno agradeceu contando-lhe a teoria dele sobre a condição humana que era o seguinte:“De todas as coisas, a melhor para o homem é não nascer. Em seguida, mas só em segundo lugar, é morrer o mais cedo possível! “.

BACANTES

Ménade_relieve_romano_(Museo_del_Prado)_04b

Bacantestíades ou bassáridas, eram mulheres seguidoras e adoradoras do culto de Dioniso (ou Baco, na mitologia romana). Eram conhecidas como selvagens e endoidecidas, de quem não se conseguia um raciocínio claro.

Durante o culto, dançavam de uma maneira muito livre e lasciva, em total concordância com as forças mais primitivas da natureza. Os mistérios que envolviam o deus, provocavam nelas um estado de êxtase absoluto, entregando-se a desmedida violência, derramamento de sangue, sexo, embriaguez e autoflagelação.

Normalmente são representadas nuas ou vestidas só com peles de veado, com grinaldas de Hera e empunhando um tirso (bastão envolto em ramos de videira).

Na obra intitulada Dionísiacas são citadas dezoito ménades:

  • 1 – Egle – o esplendor
  • 2 – Calícore – a formosa dança;
  • 3 – Eupétale – as belas pétalas;
  • 4 – Ione – a harpa;
  • 5 – Cálice – a taça;
  • 6 – Bruisa – a florescente;
  • 7 – Silene – a lunar;
  • 8 – Rode – a rosada;
  • 9 – Oquínoe – a mente veloz;
  • 10 – Ereuto – a corada;
  • 11 – Acrete – o vinho sem mistura;
  • 12 – Mete – a embriaguez;
  • 13 – Enante – a foice;
  • 14 – Arpe – a flor do vinho;
  • 15 – Licaste – a espinhosa;
  • 16 – Estesícore – a bailarina;
  • 17 – Prótoe – a corredora;
  • 18 – Trígie – a vindimadora;

Espero que tenha entendido.

Anúncios

Sobre Jim Duran

Professor, escritor, ator. Já foi chamado de Caminhante Noturno, já teve seus dramas e risos, lágrimas e desespero.
Esse post foi publicado em Tudo junto. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s