leituras que rolam.

Imagem

os três livros e meu cachimbo da linha Vagabond’s Jim

Madrugada e eu acordei as três da manhã, fui para a sala e comecei a ler mais uma parte da ótima biografia do Che escrita pelo inglês Jon Lee Anderson lançada aqui pela Objetiva. Ainda não quero falar muito do livro porque não estou nem na metade, são mais de 800 páginas, mas já se pode dizer que foi muito bem escrito e que o trabalho de pesquisa do autor foi bem realizado. Ele demorou seis anos na pesquisa, mudou-se com a família para Cuba, deu duro mesmo. A tradução feita por M.H.C. Côrtes também é boa e a publicação em si não tem muitas falhas a não ser poucos erros de digitação, nada que impeça a leitura ou que denigra a obra. E como é uma história que me interessou por toda a vida, desde meus românticos arroubos comunista da adolescência, é interessante conhecer um pouco mais do homem por trás do mito do Che, o Ernesto Guevara que nos é apresentado tem falhas, fraquezas, atitudes bestas mas demonstra um comprometimento enorme com os ideais que adotou para si. Vale a pena ler.

Já estão na lista também estes dois do Saramago (“As Intermitências da Morte” e “O ano da morte de Ricardo Reis”) que surgiram num papo bem interessante num desses encontros pós festival lá na Magda. Aguinaldo de Souza descreveu tão bem “As Intermitências…”que eu fiquei pilhado para ler e depois ainda comentou por cima sobre “O ano …”, os dois foram lançados pela Companhia das Letras e daqui a pouco começo a lê-los paralelos ao Che.
Bem, vou voltar para a leitura e volto depois… vai um baldinho de café?

Sobre Jim Duran

Professor, escritor, ator. Já foi chamado de Caminhante Noturno, já teve seus dramas e risos, lágrimas e desespero.
Esse post foi publicado em Tudo junto. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

